domingo, 4 de dezembro de 2011

Verner Panton





Verner Panton (1926-1998) foi um dos mais importantes e inovadores designers da segunda metade do século 20 e se tornou “expert” em atribuir um tom lúdico a peças nascidas na “era pré-tecnológica”.

Nasceu em Gamtofte, Dinamarca, freqüentou a Escola Técnica de Odense e graduou-se em Arquitetura na Academy of Art de Copenhagen. De 1950 a 1952 trabalhou com Arne Jacobsen, contribuindo para o design da legendária cadeira "The Ant". Trabalhando como arquiteto e designer autônomo em inúmeros países europeus, suas criações baseadas em formas geométricas e produzidas à mão pela Plus-Linje atraíram e despertaram as atenções do mundo inteiro.

Seu design apresentou um assumido interesse no que é novo. Foi Panton quem começou a revolução “pop” no mobiliário “cool” da época: trabalhou com plástico, poliuretano, espuma, sempre em cores vibrantes. Queria quebrar a rigidez do ferro e dar “humor às formas das coisas”. Para ele, era inconcebível sentar num sofá bege e quadrado.

Influenciado pelo design italiano e norte-americano, ele criou peças como a cadeira "Cone" (1958), semelhante a uma casquinha de sorvete, que desafia a lei da gravidade (o apoio é centrado no ponto mais estreito da base).

Dois anos depois, lançou aquela que seria sua mais famosa criação: a cadeira "Panton", um dos ícones da Pop Art. Com sua forma sinuosa (“S”), essa criação se destacava pela liberdade de desenho, inovação construtiva e de material - traduzindo justamente o que os anos 60 pregavam.

Após ter feito o seu nome como um visionário projetista, Panton conseguiu abrir as portas para experimentar. Ele desenvolveu a primeiro mobiliário inflável - feito a partir de plástico transparente.

No decorrer de sua trajetória, Panton trabalhou com alguns dos mais conceituados fabricantes: Fritz Hansen, Louis Poulsen e Vitra.

Ele tornou-se referência devido à sua extravagância e também pelo uso abusivo de cores fortes. Visionários, criativos, ousados e provocadores são alguns dos termos que têm sido usados para descrever seus projetos ao longo dos anos. Criou mobiliário e interiores verdadeiramente inovadores e futuristas, sempre utilizando novas tecnologias e materiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário